30 de dezembro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA E GESTAÇÃO


A Educação Física a cada dia que passa vem evoluindo, não só com estudos científicos, mas também com as inúmeras atividades a serem praticadas. Junto com essa evolução, vem crescendo a procura da atividade física para mulheres no seu período gestacional, a qual há um tempo ainda existia muitos mitos.

Na gestação, a mulher passa por muitas mudanças em seu corpo. Geralmente neste período, as gestantes apresentam queixas de desconfortos musculoesqueléticos, principalmente na região lombar. Isso se dá por conta da mudança do centro de gravidade e da rotação anterior da pelve, conseqüentemente o aumento da lordose lombar e a elasticidade ligamentar. As mulheres sedentárias apresentam uma queixa ainda maior, pois se estas praticassem exercícios resistidos de intensidade moderada só ira proporcionar uma melhora na sua resistência e flexibilidade muscular. Então a gestante iria suportar com mais facilidade o aumento do seu peso, alem de diminuir as alterações posturais deste período.

Junto com o trabalho de exercícios resistidos, outra opção, são os exercícios aeróbios, os quais vão poder proporcionar o controle do peso e aumentar o condicionamento físico, além de reduzir o risco de diabetes gestacional. Na literatura há alguns estudos envolvendo exercícios para a musculatura pélvica durante a gravidez. Eles são vencedores em afirmar os benefícios deste tipo específico de exercício como forma de prevenção à incontinência urinária associada à gravidez.

É importante ressaltar que antes de começar qualquer atividade física, a gestante deve primeiramente procurar seu médico para saber se pode ou não praticar exercícios. Portanto aquela que não tem restrição deve ser incentivada a exercitar-se, seja fazendo atividades aeróbias, alongamentos ou exercícios de resistência muscular.

Jane Katz (1999) afirma que muitos obstetras acreditam, hoje, que a toda mulher que pratica atividade física durante a gestação estará menos propensa a ter dificuldade durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê. A autora ainda diz que é um ótimo momento para aquela gestante que antes da gravidez não eram ativas, começarem devagar uma atividade física e preparar-se para um nível mais moderado.

Portanto segue aqui algumas recomendações para os profissionais de Educação Física que irão acompanhar as alunas no seu período gestacional. Foram elaboradas através de uma pesquisa feita pela Sports Medicine Austrália, citadas por Lima e Oliveira (2005) em seu artigo:


- Manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez, se as grávidas já são ativas;

- Exercitar-se de três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos e evitar treinos em freqüência cardíaca acima de 140 bpm. Em atletas gestantes é possível exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;

- Evitar exercícios na posição supina;

- Interromper imediatamente a pratica esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações ou distúrbios visuais;

Os exercícios resistidos também devem ser moderados. Evitar as contrações isométricas máximas;

- Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis; 

- Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.



Referencias

LIMA, F. R.; OLIVEIRA, N. Gravidez e Exercício. Revista Brasileira de Reumatologia. vol. 45, n. 3, mai./jun., 2005. p. 188-90.

KATZ, Jane. Exercícios aquáticos na gravidez. São Paulo. Manole, 1999.





Nenhum comentário:

Postar um comentário